quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Mau-mau

Mau-mau ou “mau mau” é o nome de um jogo de baralho muito comum no Brasil e na Alemanha ideal para se jogar com muitos jogadores, sendo cada um por si. O mínimo são dois, porém o recomendável é de 5 a 12. Quanto mais jogadores, mais engraçado e emocionante o jogo fica; porém, acima de 12 o jogo pode se tornar cansativo por demorar demais para chegar na vez de cada um.

Regras

Supõe-se que as regras existam desde 1976 e tenham surgido na Alemanha. A base do jogo é praticamente a mesma em qualquer lugar do mundo, mas há variações, inclusive acerca de sua versão original.

Base do jogo

  • O objetivo é descartar todas as cartas da mão. Quando um jogador restar com apenas uma carta na mão, este deve alertar os outros declarando em voz alta: “mau-mau” (ou outra variação dependendo do combinado antes do jogo, como por exemplo: “estou com uma”).
  • Para definir a colocação dos jogadores, os valores das cartas restantes na mão de cada um devem ser somadas. Os valores devem ser combinados antes do início do jogo. — Há uma variação em que o jogo continua mesmo quando alguém ganha, até restar o “grande perdedor” que deverá pagar um castigo previamente definido. — Geralmente costuma-se encerrar o jogo quando o primeiro ganha e anotar a pontuação para acumular nas próximas rodadas.
  • O jogo transcorre em sentido horário ou anti-horário, sendo que o próximo jogador é sempre o jogador ao lado, dependendo do sentido que o jogo está “girando” no momento.
  • Cada jogador, em sua vez, pode jogar uma carta com o mesmo naipe (de qualquer número) ou o mesmo número (de qualquer naipe) da última carta lançada na mesa pelo jogador anterior. Pode ser jogada também a qualquer momento uma carta especial, definida de acordo com as regras combinadas no início do jogo. Geralmente as cartas especiais são o J (Valete) e o Coringa. — Caso o jogador não tenha uma carta possível ou mesmo não queira jogar por questão de estratégia, ele deve “comprar” uma do topo do monte disponível sobre a mesa e jogá-la se essa for possível. Caso ainda não seja possível, o jogador deve entregar sua vez para o próximo, dizendo: “pulo” ou “passo”. Em algumas variações mais raras, o jogador deve comprar até que uma carta possível apareça.
  • Cada carta pode possuir um “vantagem” que beneficia o próprio jogador ao serem descartadas da sua mão, ou um “castigo” a ser pago pelo próximo ou pelo jogador anterior. Uma carta pode também ser “normal” não tendo nenhuma vantagem ou castigo. Algumas cartas apenas alteram algum estado do jogo (como o sentido de rotação, por exemplo) sem bônus ou prejuízo.

Nenhum comentário: